Abelha(mel)
O mel foi uma das primeiras substâncias adoçante conhecida desde a antiguidade segundo nossos antepassados era uma das duas dádivas da Terra dos nativos (a outra era o leite).
A meliponicultura é a criação de abelhas para produção de mel,enxame,geoprópoliscera e polen, esta prática vem de muito tempo desde a época dos indios, que documentaram essa prática pelo passar do tempo. Hoje em dia nos meliponários têm-se uns aparatos bem simples para coleta de mel. Antigamente era pouco rendosa, pois era realizada em colônias fixas de barro, madeira ou palha, apresentando assim dificuldades para a coleta do mel,e que existiam poucas técnicas.
Pertencem a ordem dos meliponíneos. Existem abelhas de muitas espécies e nem todas nem todas vivem em colônias. A maioria são abelhas solitárias, que constroem seu ninho em árvores ocas ou embaixo da terra.
Já as abelhas sociais vivem juntas em grandes colônias de indivíduos e seus ninhos são chamados colméias.
Seu corpo que raramente ultrapassa 3,5 cm de comprimento é constituído de três partes : cabeça, tórax e abdômen. No tórax encontram-se dois pares de asas e três pares de pernas. As fêmeas possuem um ovopositor na extremidade do abdômen, que é utilizado para depositar os ovos e não contém ferrão.
As abelhas produtoras de mel organizam-se em três classes principais: as operárias, que providenciam a alimentação, a rainha que pões ovos e o zangão, que se acasala com a rainha. Uma colônia de tamanho médio compreende uma rainha e cerca de algumas dezenas de zangões e outra centena de operárias.