Você pode conseguir as abelhas para iniciar sua criação de três diferentes maneiras; comprando colônias de meliponicultores comerciais, capturando colméias em estado natural ou atraindo famílias em enxameação para caixas - armadilhas ou caixas - iscas.
Cada um dos processos apresenta vantagens e desvantagens. Comprar as abelhas, simplesmente, pode ser bastante cômodo. Ocorre que a operação não é financeiramente viável para o produtor que pretende expandir sua criação e o meliponicultor não tem a oportunidade de desenvolver experiências. Por outro lado, este sistema é bastante prático e simples.
Já os meliponicultores mais experimentados que as colônias capturadas em caixas - iscas são as que se desenvolvem mais rapidamente e as mais dóceis e fáceis de serem trabalhadas. Eles explicam que isto se deve em razão da índole mais domesticável das abelhas que se sujeitam a caixas - iscas. Apesar da falta de comprovação científica, o fato é que vários criadores garantem que as abelhas que aceitam caixas - iscas são realmente menos agressivas que as capturadas na natureza. A desvantagem deste sistema está justamente na limitação e expansão do meliponário, uma vez que não se pode prever quantas colônias poderão ser atraídas para as caixas - iscas.
Finalmente , pode-se capturar enxames na natureza, removendo famílias inteiras de seu habitat natural, como cupins, troncos ocos de árvores, telhados, pneus, assoalhos, muros etc.
Dos três, a captura de enxames é certamente o mais trabalhoso. Mas ele apresenta vária vantagens: é barato (não é dispendioso), possibilita rápida expansão do meliponário e conseqüente aumento de produção, e talvez o mais forte motivo- coloca o produtor em contato direto com as abelhas, proporcionando - lhe uma vivência que lhe será muito útil no manuseio de suas colméias, no dia a dia. De fato , na operação de captura de enxames na natureza é, possivelmente, a melhor instrução que o meliponicultor iniciante pode Ter. Para um bom número de meliponicultores, aliás, a captura do enxame é a primeira oportunidade de contato com as abelhas. Se este é o caso, atenção para os seguintes passos para capturar um enxame.
—————
—————
—————
—————
—————
Záznamy: 1 - 3 ze 3
Outra causa da morte das colônias é a criação de espécies não adaptadas à sua região natural. É relativamente comum que produtores iniciantes ou experientes das regiões Sul e Sudeste do Brasil queiram criar abelhas nativas adaptadas às regiões Norte e Nordeste, e vice-versa. A falta de adaptação dessas abelhas às condições ambientais da região em que são colocadas acabam por matar as colônias, podendo contribuir para a extinção das mesmas.
Contudo, sabe-se que somente a criação de uma legislação normativa não é suficiente para preservação de espécies da fauna e flora nativa. É necessário, também, um programa informativo visando a capacitação e sensibilização para que os produtores não só sejam conscientizados, mas também sejam capazes de mobilizar e informar aos seus vizinhos sobre o problema. Resta, assim, fazer um apelo não só aos governos nos níveis federais, estaduais e municipais, mas também à sociedade como um todo para que se comece a divulgar os problemas acarretados pela retirada indiscriminada dessas abelhas da mata. A criação dos meliponídeos deve ser realizada com responsabilidade para evitar a extinção das abelhas e, a médio e longo prazo, a extinção da flora e fauna que dependem direta ou indiretamente desse importante agente polinizador.